Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Inventário extrajudicial - Os bancos tem de disponibilizar as informações acerca da conta corrente e investimentos do falecido

Publicado por Viviane Moran
há 6 anos

Uma questão recorrente na questão de inventário extrajudicial é que na prática alguns bancos se negam a fornecer o extrato bancário, os dados da conta bancária e o extrato com os investimentos do falecido. Isso inviabiliza todo o procedimento do inventário no Tabelionato de Notas, pois esses valores tem de constar da relação de bens da futura escritura, bem como fazer parte da base de cálculo do imposto a recolher.

A Lei nº 11.441/2007 foi criada com intuito de que todo o inventário fosse resolvido administrativamente, com maior celeridade e com menor custo, desde que presentes os requisitos legais. Assim, não há sentido acionar o Poder Judiciário para solicitar um extrato bancário se a própria lei viabilizou uma forma menos burocrática e mais rápida. Na verdade, isso constitui o efeito contrário ao pretendido na lei, judicializando procedimentos cartorários, tumultuando o judiciário e burocratizando um procedimento bem simples que é o inventário extrajudicial.

No caso do inventário realizado no Tabelionato de Notas, a instituição bancária está obrigada a acompanhar ao que está disposto na lei, fornecendo aos herdeiros ou inventariante, desde que comprovada essa condição, todas as informações bancárias do falecido no sentido de viabilizar a lavratura da escritura de inventário. Essa é a inteligência da Lei Complementar nº 105/2001, que autoriza a entrega de informações bancárias aos interessados:

“Art. 1º: As instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados (...)
§ 3º Não constitui violação do dever de sigilo: (...)
(....) V - a revelação de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados; (grifo nosso)

Acrescenta essa norma que, no caso da negativa do fornecimento dos extratos bancários, deve o omissor responder criminalmente, conforme art. 10 da Lei Complementar nº 105/2001:

“Art. 10. A quebra de sigilo, fora das hipóteses autorizadas nesta Lei Complementar, constitui crime e sujeita os responsáveis à pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, aplicando-se, no que couber, o Código Penal, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem omitir, retardar injustificadamente ou prestar falsamente as informações requeridas nos termos desta Lei Complementar.” (grifo nosso)

Ademais, há que se considerar que sobre o assunto existe o Comunicado nº 049/2015, da Federação Brasileira dos Bancos - Febraban, de 23/06/2015, que recomendou que as agências bancárias sejam orientadas a fornecer aos interessados as informações relativas à conta bancária e investimentos do falecido, no sentido de viabilizar a lavratura de escritura de inventário.

Portanto, cabe ao Advogado fazer valer o direito de seus clientes, usando de seu poder argumentativo, peticionando às instituições bancárias e principalmentedr mencionando a aplicação da Lei Complementar nº 105/2001 e o do Comunicado Febraban nº 049/2015.

www.vivianemoranadvocacia.com.br

  • Publicações6
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53206
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inventario-extrajudicial-os-bancos-tem-de-disponibilizar-as-informacoes-acerca-da-conta-corrente-e-investimentos-do-falecido/617267659

Informações relacionadas

Paulo Roberto Santos, Advogado
Modeloshá 3 anos

Solicitação De Extratos De Conta à Agência Bacária De Correntista Falecido

David William, Advogado
Modeloshá 2 anos

Notificação Extrajudicial - Fornecimento de Extratos Bancários - Titular Falecido (a).

Adriane Felix Barbosa, Advogado
Artigosano passado

Como solicitar extrato bancário para inventário?

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como obter informações sobre saldos e aplicações bancárias do falecido para o Inventário Extrajudicial?

Jozeval dos Santos Souza, Advogado
Artigoshá 3 anos

Inventário Extrajudicial: é preciso Alvará Judicial para levantamento de valores em instituições financeiras?

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde!
Após fazer o inventário extrajudicial para recebimento de precatório deixado pelo falecido, a nomeada inventariante ao tentar efetuar o saque na Caixa Econômica, alegou que não era possível efetuar o pagamento, que terá que remeter o caso para o jurídico.Onde alegaram para a inventariante que precisa de uma sentença/alvará para liberar o dinheiro.Em caso da inventariante mostrar ao banco o comunicado 049/2015, abordando a lei nº 11.441/2007 que diz que o documento público lavrado pelo tabelião de notas é suficiente para gerar eficácia em qualquer âmbito e a qualquer tempo.Diante desta negativa qual caminho seguir? continuar lendo

Também estou passando pelo mesmo problema. Pode entrar com ação de Alvara? continuar lendo

Boa tarde!
Caso não haja inventário, e meu cliente filho do de cujos , precisa ter acesso aos extratos bancários do falecido, e o banco nega, qual ação devo entrar? continuar lendo

Eu entraria com um HD. continuar lendo

Fiquei muito satisfeita com a cristalina explicação, explicação não, uma verdadeira aula.
Vou usar seus argumentos para resolver um problema que estou tendo com um Banco.
Mas agora encontrei argumento para aquele coração peludo. continuar lendo

muito bom... continuar lendo